Minha história com o universo dos medicamentos começou quando, com 18 anos, fui contratada para uma vaga de auxiliar de escritório em uma empresa do ramo farmacêutico. Ali, me interessava pela leitura de certificados de análise, literatura de segurança e os informativos técnicos dos produtos. Nas horas vaas, aproveitava para ler estudos clínicos e monografias de substâncias, afinal tinha ali uma vasta biblioteca cuja organização era minha responsabilidade. Nascia assim, uma farmacêutica apaixonada pelo propósito de tratamento e cura, pela interação entre a química e a vida, pela qualidade e ética no cuidado à saúde.
Descoberta a minha paixão pela farmacologia, logo ingressei no curso de farmácia da UniFMU em São Paulo, onde me graduei em 2008. No final deste mesmo ano, fui aprovada no curso de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, para realização do mestrado e doutorado, no Laboratório de Neurobiologia Comportamental. Realizei um período “sanduíche” na Universidad de Córdoba, na Argentina e em 2017 obtive o título de Doutora em Farmacologia. Durante esse período, me dediquei à pesquisa na área da Neuropsicofarmacologia: estudar como o cérebro funciona e se relaciona com o corpo e o ambiente é fascinante!
Assim, minha área de interesse tem foco no entendimento dos sistemas neurais e bioquímicos envolvidos nos comportamentos de medo e na ansiedade, no processamento de memórias traumáticas e nas respostas ao estresse. Sou professora de Psicofarmacologia e meu objetivo é contribuir para que a discussão sobre saúde mental seja rica e pautada na ciência. Meu compromisso é promover o uso racional de medicamentos psicofármacos e contribuir para a diminuição do uso abusivo destas substâncias, através da educação.
O ano de 2020 veio para consolidar a tendência de ensino remoto que vinha crescendo ao redor do mundo. No Brasil, só em março deste mesmo ano, houve um crescimento de 70% no número de matrículas em modalidades remotas de aprendizagem. Fato este que consolida o desafio da estruturação do ensino formal, para o modelo de ensino híbrido.
Neste contexto, me senti desafiada a idealizar e desenvolver um modelo de ensino fundamentado em uma metodologia exclusiva. Além dos 5 pilares que estruturam o método (entenda melhor aqui), o modelo oferece tanto aulas síncronas, nas quais os professores e os alunos trabalham juntos, em horários predefinidos e de maneira online, quanto em atividades e aulas assíncronas, nas quais o aluno pode estudar em seu próprio tempo e velocidade, sem necessidade de estar com a turma ou o professor. Assim, através desta metodologia, nos comprometemos a engajar nossos alunos em um processo de capacitação de alto nível, de uma forma leve e prazerosa.
Convido você a trilhar o caminho da aprendizagem contínua junto comigo. Sigo neste propósito de propagar os conhecimentos sobre os tratamentos em saúde mental e nesta jornada, ensinar e aprender.